quinta-feira, 30 de maio de 2013

Matão prepara 65ª edição da festa de Corpus Christi


A celebração de Corpus Christi acontecerá no dia 30 de maio, uma demonstração de arte e fé que mobiliza diversas cidades do Brasil. Em Matão (SP), todos os anos a comunidade católica da cidade com apoio da prefeitura, se organiza para a comemoração do feriado cristão. Toneladas de materiais tingidos como dolomita e vidro moído, são utilizados para ornamentar as 12 quadras na área central da cidade, que interligadas formam uma cruz.
O evento atrai milhares de fiéis que acompanham de perto toda a movimentação da celebração, dos tapetes confeccionados nas ruas até a procissão no final do dia.
Para receber o grande público, toda uma estrutura é organizada com: praça de alimentação, feira de artesanato, exposições artísticas e expoflor.
De acordo com o diretor do departamento de turismo de Matão, Wilson Cardoso, o objetivo da festa é valorizar o aspecto religioso. “Este ano a novidade é o Tríduo Eucarístico, serão três celebrações que ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de maio, reunindo todas as paróquias da cidade na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus para festejar o Corpus Christi”, explica.

As ornamentações das ruas ficam por conta de pastorais, escolas e associações além de artistas voluntários. Para dar formas aos desenhos, são utilizadas mais de 70 toneladas de dolomita, além de vidro moído. Segundo Cardoso, apenas 3% do material usado é vidro. “A gente quer manter a tradição do uso do vidro, durante o ano realizamos a coleta, mas em uma escala menor. Utilizamos o vidro para confecção dos quadros e misturamos também com a dolomita para não perder a essência do material”, conta.
Trabalhando o tema da campanha da fraternidade 2013 que é: “Fraternidade e Juventude” com o lema, “Eis-me aqui, envia-me”, a 65ª edição da festa em Matão vai homenagear o artista, Victorio D. Agostino, o primeiro a confeccionar um quadro para a celebração de Corpus Christi na cidade.

A grandiosidade do evento fez com que outras atividades paralelas fossem agregadas, e mostra em um amplo espaço a arte e a fé de um povo.
Confira abaixo a programação 2013
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus
Dias:27, 28 e 29/05
19h30 - Tríduo Eucarístico
Dia:30/05
04h – Início das decorações
08h – Santa Missa
09h – Hora Santa e início das atividades artístico-culturais
11h – Santa Missa
16h30 – Santa Missa e procissão
Fonte:Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Matão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas!